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Publicado em 28/01/2018

Cardápio para engravidar, o que comer para aumentar a fertilidade?

O que você come enquanto tenta engravidar é tão importante agora quanto será quando estiver grávida. Aqui está o que você deveria - e não deveria - estar comendo (e bebendo) para ter engravidar mais rápido e com saúde.

Folhas verdes
Verduras como espinafre, couve e acelga suíça são ótimas fontes de folato, uma vitamina B chave que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, incluindo a espinha bífida, durante os primeiros estágios do desenvolvimento fetal. Mas isso não significa que você tenha que comer saladas todos os dias.

Existem muitas outras maneiras de preparar os verdes. Rasgue os pedaços de couve, polvilhe-os com azeite de oliva e sal marinho e asse, depois junte com chpis crocantes de couve. Ou misture o espinafre com macarrão integral ou arroz integral.

Beber leite
É rico em cálcio, que é crucial para o desenvolvimento do esqueleto do feto. Porque leva um tempo para elevar os níveis de cálcio no corpo, você deve estar recebendo sua parte de cálcio agora. Se você é intolerante à lactose ou não é fã de laticínios, tenha em mente que muitos alimentos não lácteos são ricos em cálcio também. Peixe (com ossos), tofu, legumes, couve, brócolis e alimentos fortificados são abundantes no mineral.

Abster-se de álcool
Várias agências e organizações federais e locais de saúde alertam as mulheres contra o consumo de álcool  na hora que planejam engravidar. Por quê? Os primeiros estágios da gravidez são alguns dos mais cruciais no desenvolvimento fetal.

O sistema nervoso do seu bebê - a complexa rede que comunica mensagens entre o cérebro e várias partes do corpo - está se formando mesmo antes de você perder seu primeiro período. Como o álcool é a principal causa evitável de defeitos congênitos mentais e físicos no Brasil, é melhor se abster quando estiver tentando engravidar.

 Framboesas
Framboesas (assim como mirtilos e morangos) são mais do que um deleite saboroso.Eles estão cheios de fitonutrientes - compostos de plantas que ajudam a combater doenças. Eles também contêm muita vitamina C, que é necessária para a formação adequada de colágeno, uma chave para fortalecer suas membranas. 
Um estudo descobriu que as mulheres com uma dieta baixa em vitamina C estavam em risco aumentado de parto prematuro. Então pegue um monte de frutas e coloque-as com iogurte e cereais ricos em fibras.
 
Iogurte
Contém probióticos, boas bactérias que ajudam a impulsionar o sistema imunológico. Isto é particularmente importante na gravidez porque o seu corpo naturalmente suprime o sistema imunológico para proteger o bebê (tratado como tecido invasor pelo seu corpo).
Procure por "culturas ativas" no rótulo para garantir que seu iogurte tenha probióticos. Se comer iogurte pelas colheradas não for do seu gosto, coe e use-o como base para molhos em vez de creme de leite.
 
Diga "Não" ao leite ou queijo não pasteurizado
Queijos moles como queijo Brie, feta e queijo azul podem causar uma infecção (listeria) que as mulheres grávidas são particularmente suscetíveis. Listeria pode resultar em aborto espontâneo, natimorto ou outros problemas graves de saúde. Cachorros quentes e carnes de almoço também podem causar listeria, portanto, fique longe do balcão de frios.
 
Coma carne magra
Cerca de seis milhões de mulheres em idade reprodutiva têm deficiência de ferro, segundo o Census Bureau dos EUA, e isso pode ser perigoso no início da gravidez. A anemia por deficiência de ferro durante os dois primeiros trimestres da gravidez duplica o risco de parto prematuro e triplica o risco de parto de um bebê com baixo peso ao nascer.
 
Ele também pode levar a um aumento do risco de perda de sangue durante o parto e, como resultado, pode justificar a necessidade de uma transfusão de sangue após o parto, diz Mora. Experimente carne bovina alimentada com capim ou variedades magras como búfalo. Melhor ainda, misture a carne com molho de tomate, que contém vitamina C, para aumentar a absorção de ferro. Espaguete e almôndegas, alguém?
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