Quem tem endometriose pode engravidar?
Embora a endometriose possa afetar suas chances de engravidar, a maioria das mulheres com endometriose leve não é infértil. Estima-se que 70% das mulheres com endometriose leve a moderada engravidarão sem tratamento.
A natureza exata da ligação entre a infertilidade e endometriose não é clara, mas a gravidade da condição e localização do tecido parece ter um efeito negativo para as tentantes. Por exemplo, não é totalmente conhecido como algumas manchas de endometriose podem afetar suas chances de engravidar, mas se você tem endometriose grave, suas chances são provavelmente afetadas pelas mudanças na sua anatomia. No entanto, mesmo com endometriose grave, a gravidez natural é possível.
Engravidar com endometriose - tratamento
Não há cura para a endometriose, mas existem tratamentos para ajudar a controlar a condição.
Gerenciando a dor
Se a sua endometriose causa dor e você está tomando analgésicos, como antiinflamatórios não esteróides (AINEs), paracetamol ou codeína. Você será aconselhado a parar de tomar os AINEs e minimizar o uso de codeína, pois eles podem afetar o bebê se você conceber.
Tratamentos hormonais
Existem muitos tipos diferentes de tratamentos hormonais que podem ser oferecidos para aqueles que têm endometriose, no entanto, como eles imitam a gravidez (como a pílula anticoncepcional) ou a menopausa, eles não são adequados se você está tentando engravidar.
Cirurgia para melhorar a fertilidade com endometriose
Para aqueles com cirurgia de endometriose mínima ou leve pode melhorar a fertilidade e deve ser discutido com você se você não estiver grávida e a condição foi encontrada para ser uma possível causa de sua infertilidade.
O tipo mais comum de cirurgia é a laparoscopia, também conhecida como cirurgia de buraco da fechadura. Isso envolve um tubo fino com uma câmera no final sendo inserida em seu abdômen através de um pequeno corte feito em sua pele, geralmente o seu umbigo.
Através desta câmera e possivelmente pequenos cortes adicionais ao redor da linha do seu biquíni, pode ser passado laser, calor ou tesoura para remover ou destruir o tecido. Para este procedimento, você será colocado sob anestesia geral para não sentir dor. Este é um tratamento eficaz, mas existe o risco de algum tecido ficar para trás ou voltar a crescer, para que a endometriose possa recorrer.
- Veja também: Como consegui engravidar depois de 4 anos tentando
Laparotomia
O outro tipo de cirurgia que pode ser realizada é uma laparotomia. Esta cirurgia só deve ser feita com pouquíssimas exceções, pois é mais invasiva com um corte mais amplo e a remoção do tecido preso à área afetada.
A endometriose pode voltar a crescer após a cirurgia. Se isso acontecer é porque não foi totalmente removido. No entanto, isso não significa que, se a endometriose "regride", isso também causará sintomas. As taxas de recorrência são de cerca de 50% em cinco anos.
Quanto tempo alguém deve esperar até depois de uma laparoscopia para tentar engravidar?
Não há resposta fácil para a questão de quão logo tentar conceber após uma laparoscopia. Depende de fatores como quantidade de tecido removido, onde foi removido, idade e infertilidade anterior ou bebês.
Existe alguma estatística confiável sobre as chances de conceber após uma cirurgia bem-sucedida?
A melhor maneira de avaliar as chances da concepção natural é o chamado índice de fertilidade da endometriose (EFI), que leva em consideração fatores como a duração da infertilidade, extensão da doença e se a tuba uterina está envolvida, idade e se gravidez havia ocorrido no passado. Este índice deve ser calculado após a operação pelo cirurgião.
- Veja também: Como consegui engravidar depois de 4 anos tentando